Como organizar sua vida na faculdade/escola e trabalho

Olá, meus amores  

Falar sobre esse tema é tão complexo, pois eu terei que abordar muita coisa em um post só. Mas tentarei falar o máximo sobre como SE ORGANIZAR NO TRABALHO/FACULDADE, OTIMIZANDO SEU TEMPO.








As decisões em nossas vidas devem ser tomadas com muito critério, mas chega um período que é preciso sim fazer uma escolha, mesmo que inicialmente seja doloroso. Pode ter certeza que nos permite aprender muito e amadurecer de uma forma surpreendente.
Fui morar em outra cidade quando eu tinha 18 anos, e foi tudo muito corrido. Em uma linda quarta-feira descobri (eu não tinha olhado o resultado antes hahah) que tinha passado no vestibular. O bonito é que eu só tinha até sexta para levar toda documentação da matricula e segunda-feira começariam as aulas (ham? o que?). Já imagina a maratona como foi, neh! Conseguimos (eu e mainha) fazer tudo isso, e no dia exato estávamos lá.
Eu estava explodindo de alegria, emoção, ansiedade, preocupação dessa nova rotina e estilo, mas acima de qualquer coisa, com muito medo. Até então, nunca tinha dormido fora de casa nem pra uma noite de pijama com amigas. E do nada recebo essa notícia (que mudaria muita coisa em minha vida) que em 5 dias eu estaria em outra cidade, com pessoas que nunca tinha visto e longe daquelas que eu amava muito. Isso doeu tanto!! 
Mas me fez refletir da importância de nos organizar para evitar essa loucura, uma vez que eu entraria em uma rotina corrida que exigia de mim dedicação e planejamento, pensando nisso, trouxe algumas dicas que são simples mas de extremamente válidas:

Dica 1: Se você fez um vestibular, sempre fique ligado aos prazos e datas.

Caso você tenha teve bom desempenho na prova, já deixe algumas coisas acertadas em relação a documentos, que são muitoooos, veja no site da faculdade quais eles exigem. Assim, quando sair a lista de aprovados (e seu nome estiver láaaaa, ebaaa!!), você já tem muita coisa pronta, pra não enlouquecer igual a mim.
Minha mãe já tinha entrado em contato com uns amigos dela que tem filhos morando nessa cidade, então quando chegamos lá fui visitar minha possível casa nova. Ao chegar lá, fui muito bem recebida (sou grata pela receptividade até hoje), e quando conheci meu quarto já fiz planos de como seria cada cantinho (expectativa x realidade). Era algo simples mas eu viveria um tempão ali.


Dica 2: Tente organizar seu espaço de uma forma bem dinâmica.

Decora-lo com coisas simples, customizadas, reutilizadas, que você comprou por um precinho bem acessível (gosto de xing ling) ou simplesmente deixe organizado da forma que você gosta. Além de te fazer ficar mais a vontade no seu quarto, te dá aquele ânimo, pois você saberá se encontrar nele e assim, otimizar seu tempo com a limpeza do quarto e planejamento da matéria que estudará (um quarto organizado diminui seu tempo gasto procurando as coisas).
Meu quarto (casa de mainha) sempre foi bem fofinho, mas não consegui faze-lo da forma que eu sempre quis nessa nova cidade, pelas várias mudanças de prédio e por desanimo mesmo (outras questões). Mas sempre gostei de me organizar e dentro do possível, organizado.


Dica 3: Organize seu tempo: planejamento de estudo

Um cronograma o faz entender que você tem atividades que precisam ser realizadas, não como uma obrigação, mas como algo que deve fazer parte de sua rotina diária. Aquele que fazemos por obrigação, enjoamos e não cumprimos, então, devemos reeducar a mente, traçar objetivos e metas e trabalhar em cima disso para alcança-las.  É interessante estipular tempo. 
Exemplo: Acordar as 6:30/ 7:15 ir para faculdade ou trabalho/ Almoçar as 12:30/ **Redes sociais das 13 às 14h/ estudar tal disciplina das 14 às 18:30/ Jantar as 19/ Atividades domésticas das 19:30 as 20:30/ Estudar até as 22/ Dormir.
O sono mesmo que essencial, devido à rotina corrida do estudante e inúmeros trabalhos/artigos/resumos/resenhas/estágios/atividade de campo, não conseguimos ter um sono adequado. Mas devemos esforçar para que ele seja tranquilo e no tempo ideal. Ficar horas e virar noite sem dormir, não vai te fazer entender um conteúdo, apenas te deixará cansado e até doente (experiência própria). 
Dormir não é apenas descansar cérebro, é o momento que ele processa e armazena as informações recebidas durante o dia, é a fase REM do sono (fase final) nesse gravamos as questões de raciocínio lógico, matemático, enfim, é nessa fase que a leitura e estudo durante o dia será armazenado. Ou seja, se eu não dormir bem, não terei um retorno tão significativo.

**No cronograma você precisa colocar atividades que  realmente gosta de fazer, mesmo em tempo mínimo. É importante não ligar atividades que exigem atenção maior, pois isso cansa e desestimula. Com isso, intercale faculdade/ trabalho/estudo com lazer ou esporte. Entre esses turnos mais cansativos ouça músicas, ir à academia, conecte-se às redes sociais, tome um sorvete, vá ao centro da cidade, faça uma caminhada... 


Dica 4: As atividades de lazer são importantes, mas ir em todas as festas é uma “roubada”

Saber que está na faculdade e longe dos pais, faz pensar que você tem liberdade pra fazer o que quiser, e tem!! Mas cada um precisa saber dosar essa “liberdade”. Lembre-se que você está ali para estudar, então, tudo que te afasta ou atrapalha seu objetivo principal deve ser visto como algo não tão importante. Ir em festa é interessante para conversar com os amigos e espairecer, mas as diversas noites perdidas só vão trazer ressaca de sono, cansaço, olheiras e notas negativas. Você escolhe!! #ficaadica


Dica 5: Economize ao máximo o dinheiro

Se você é bancado pelos pais, multiplique essa economia. Morar fora e fazer uma faculdade não é do jeito que vemos nas novelas, NÃO MESMO!!
No primeiro mês você não saberá exatamente como usar o dinheiro da melhor forma, mas quando as contas chegarem você poderá se programar e ver quanto disponível tem para gastos não tão essenciais.
Para ter um controle: Anote tudo que você gastar naquele mês (contas fixas: telefone, internet, aluguel gás, energia, água, condomínio, alimentação, transporte). Dessa forma, no próximo mês você terá uma base dos gastos, quanto você precisará ter, o valor disponível para usar com mimos (um sorvete, uma blusinha, passear...) assim fará uma distribuição e terá controle para não fechar o mês negativado e ter que pedir mais dinheiro aos pais. 
O cartão de crédito é bom, salva vidas, mas joga também no fundo do mar, use com cuidado, se você não tem controle, NÃO USE! Ah, procure uma fonte de renda também, viver às custas dos pais não é tão bom, você já cresceu, tome jeito! Hahahha. Na faculdade, pode fazer monitorias, pois além de ser uma excelente oportunidade de expandir conhecimentos, você recebe incentivo financeiro.


Dica 6: Aproveite ao máximo cada oportunidade de crescimento.

Mudar de cidade é difícil, você sai das “asas da mãe” pra conhecer e enfrentar um mundo que não é nada fácil. Lá encontramos pessoas boas, mas nem todas são assim, tem muita gente que vai tentar trapacear. Quando você enfrenta todas as questões novas, barreiras e dificuldades, você cresce, e cresce muito, não tem ninguém que te defende ou cuida de você! 
Fique feliz se tiver algum amigo que perde noite de sono ao teu lado quando você estiver doente. Esses são raros, talvez você encontre 1 ou 2 em todo esse tempo, guarde-o para todo o sempre em seu coração. Eu tive a oportunidade de ter amigas assim, no finalzinho, mas tive (elas saberão quem são).
A mudança sempre causa dor, mas as dores nos fazem ser melhores, superar todos nossos limites, te amadurece à força, porque quando você voltar para casa e braços das pessoas que mais te amam, você estará maduro, “grande”, com bagagem cheia de experiências incríveis e com aquela sensação de dever cumprido, e não terá se arrependido por não ter tentado.


Eu poderia dizer que devemos ir sem medo, mas não, eu digo que a vida é dinâmica, mas não podemos deixar de viver esses medos!


Fonte da imagem: http://1080plus.com/4PLRikMuRLg.video

3 comentários:

  1. amei as dicas...tambem me mudei de cidade com 18 sei bem como é kkkk

    http://vempracaamiga.blogspot.com.br/

    beijos querida!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando mudamos é uma correria loucaa, obrigada, linda!!

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, vou até começa também cronometra mais minhas rotinas.

    ResponderExcluir